IMG 20230917 113621A candidatura da CDU às próximas Eleições Regionais realizou ações de Campanha Eleitoral no concelho de Santa Cruz, neste domingo, 17 de setembro, em que participou o cabeça de lista, Edgar Silva, que juntamente com outros candidatos proferiram intervenções sobre o apoio às justas causas das populações na luta por uma vida melhor nesta terra.

Na zona da Mãe de Deus, Edgar Silva disse que «este é um dos locais onde é muito cruel a desigualdade. Aqui, nesta zona do Caniço, como noutras localidades, ainda nem o problema dos esgotos está resolvido. Quando milhares de pessoas nem dispõem de saneamento básico, então, este é um dos sinais de uma desigualdade social, de uma desigualdade gritante quanto às condições de vida. E isto só acontece por desgoverno regional. É uma “vergonha” para a sociedade que exista lado a lado tamanha desigualdade».

Segundo Edgar Silva, «é um escândalo, é uma vergonha para toda a Região estes níveis de desigualdade social».

O candidato Duarte Martins, acerca das desigualdades quanto ao bem-estar e às condições de vida, proferiu as seguintes declarações: «O sítio da Mãe de Deus é uma zona de extrema densidade populacional, mas, infelizmente, tanto falta neste sítio da freguesia do Caniço. Em pleno século XXI, é inconcebível que centenas de pessoas aqui neste sítio ainda não tenham saneamento básico e que todas as semanas sejam necessários carros para drenar as fossas destes prédios, assim como é triste que não existam transportes públicos em número suficiente de viagens e carreiras nesta zona. Aqui, nem uma simples caixa multibanco existe».

Sobre os responsáveis por estas situações concretas de desigualdade, disse o candidato da CDU Duarte Martins: «É vergonhoso que o PSD e o JPP aqui nada façam para melhorar a vida das populações. Aqui, no sítio da Mãe de Deus, outro problema gritante é na área da saúde pública, em consequência da exploração de gado bovino junto às habitações, bem perto de onde vive a população, com um insuportável mau cheiro e propagação de viroses que prejudicam tantas e tantas pessoas. E aqui, tanto o JPP como o PSD são corresponsáveis, são coniventes, são, como o povo diz, os dois “capinhas” um do outro, que fingem ser diferentes, mas, no essencial, estão juntos a defender os grandes senhorios desta terra».

Referindo que a desigualdade é um problema regional, que não se circunscreve ao concelho de Santa Cruz, afirmou Edgar Silva: «Não é possível existir paz social com tanta desigualdade na Madeira. Não há paz social onde reina a desigualdade social, não há paz onde impera a desigualdade ambiental, não existe paz onde cresce a desigualdade económica».

Para a CDU, «os problemas das desigualdades na Região Autónoma da Madeira, para que sejam resolvidos, requerem outra ambição nos Investimentos públicos nas funções sociais do Estado, em saúde, educação, proteção social, habitação e urbanismo, e, sobretudo, noutras políticas de rendimentos, que são determinantes da mudança social que defendemos».