Os candidatos da CDU ao Parlamento Regional realizaram uma iniciativa política, hoje, sobre os injustiçados do Matadouro, na zona do Matadouro, na freguesia de Santa Luzia, no concelho do Funchal.

site

Como referiu Edgar Silva, cabeça de lista da candidatura da CDU, «bem no centro do Funchal existem diversas localidades que correspondem a ultraperiferias sociais. Mesmo à frente do Instituto da Habitação existem famílias a viver em barracas, em condições infra humanas, que atentam contra os Direitos Humanos, e os governantes nada fazem». 

Para a CDU, «importa olhar para esta exclusão social reconhecendo a sua extensão e intensidade, mas olhando sobretudo às suas causas mais profundas, que se prendem com o funcionamento do sistema económico vigente e, em particular, com um errado modelo de desenvolvimento».

De acordo com Edgar Silva, «as ultraperiferias sociais não estão apenas nas zonas altas. Aqui, bem no centro do Funchal, existem famílias, como acontece com os injustiçados do Matadouro, que se confrontam com precárias condições de habitabilidade, com acessos muitos adversos e expostas a elevados riscos de deslizamentos de pedras». 

Disse ainda Edgar Silva que «a denúncia dos processos de empobrecimento, das situações de injustiça que estão na base destas ultraperiferias sociais é um nosso dever. Mas, para além da gravidade destes problemas concretos de injustiça social, para a CDU importa agir nos mecanismos geradores da desigualdade e da exclusão».

Para a CDU «para um novo rumo para o desenvolvimento é necessário apontar para a necessidade de um papel mais atuante das políticas públicas no combate às situações de maior vulnerabilidade social, para que sejam erradicadas estas ultraperiferias sociais, que, tão escandalosamente, marcam a actual situação política e social desta Região».