A CDU esteve hoje na freguesia do Santo da Serra, concelho de Santa Cruz, para dar continuidade ao roteiro das “obras de Santa Engrácia”, neste caso uma obra promovida pela Câmara Municipal de Santa Cruz, governada pelo JPP.
Junto ao Mercado Agrícola do Santo da Serra, o dirigente da CDU, Ricardo Lume, afirmou que “não é apenas o Governo Regional o promotor de obras de Santa Engrácia na Região; a Câmara Municipal de Santa Cruz e o seu executivo liderado pelo JPP também estão a falhar nos compromissos assumidos com as populações, nomeadamente nos prazos de execução das obras”.
Ricardo Lume prosseguiu, referindo que “no Santo da Serra, vendedores e clientes juntaram-se e realizaram um abaixo-assinado a reivindicar que a Câmara Municipal de Santa Cruz iniciasse as obras de beneficiação do Mercado Agrícola do Santo da Serra, por ser a entidade proprietária do edifício. Perante a pressão popular e a necessidade urgente de intervenção no recinto, o executivo camarário liderado pelo JPP apresentou, em maio de 2025, um projeto de beneficiação do Mercado Agrícola do Santo da Serra, com um custo de 630 mil euros, prevendo uma execução da obra entre 3 a 4 meses. A Câmara Municipal de Santa Cruz comprometeu-se ainda a garantir um espaço alternativo para os comerciantes. Contudo, passados quase 10 meses desde o início das obras, o mercado continua encerrado e a autarquia falhou na promessa de assegurar um espaço alternativo, tendo apenas garantido essa solução até dezembro de 2026.”
Ricardo Lume concluiu, afirmando que “esta situação está a penalizar não só os vendedores do mercado, mas também toda a freguesia do Santo da Serra, uma vez que o mercado constitui um dos principais polos atrativos da freguesia, especialmente aos domingos. Não podemos permitir que o JPP, que tanto critica o Governo Regional no que diz respeito às obras, utilize o mesmo modus operandi do PSD/CDS.”
A CDU reafirma que continuará a denunciar estas situações, sublinhando que a Região não pode continuar refém de uma governação assente na propaganda, no adiamento e na falta de concretização.




