0A CDU tem conhecimento dos prolongados problemas de falta de água para consumo doméstico nas zonas altas do concelho de Santa Cruz, entre outras localidades, na Fonte dos Almocreves, onde, há vários dias, está em falta o fornecimento de água às populações.

Ao longo dos últimos dias a falta de água, para além de trazer penalizações e complicações ao quotidiano da vida do povo das zonas altas, o desrespeito por este direito fundamental das populações, também corresponde a uma outra situação concreta que expõe e confirma desigualdades sociais escandalosas e gravosos abismos territoriais. 

A exposição destas gritantes desigualdades sociais patentes na falta de água nas zonas de ultraperiferia existentes dentro da Região Autónoma da Madeira resulta do facto de os governantes se nortearem por políticas de exclusão, onde o investimento público favorece os senhorios desta terra e os seus mais diretos interesses, enquanto as maiorias que habitam as ultraperiferias são votadas ao esquecimento.

Para a CDU, a falta de água, indispensável à sobrevivência das populações, é uma violação de um direito fundamental, que, pela sua dimensão, se constitui num problema de Direitos Humanos. 

A CDU, em face desta situação, alerta as populações para a possibilidade de nas próximas Eleições Regionais de 24 de setembro estar ao alcance do povo mudar de políticas e, em alternativa, garantir um outro modelo de desenvolvimento capaz de dar prioridade às justas demandas do povo das zonas altas.

A falta de água é mais um dos indicadores do subdesenvolvimento regional e do terceiro mundismo que importam derrotar através do voto e erradicar, dando mais força a quem tem nos problemas concretos do povo as suas urgências.