6e34862b 0ec7 460f 889d 04edb9d46dcfOs candidatos da CDU ao Parlamento Regional desenvolveram iniciativas da pré campanha eleitoral nesta terça-feira no Garachico onde o cabeça de lista, Edgar Silva, teve uma intervenção sobre «as consequências da retirada de investimento público às periferias sociais» na Região Autónoma da Madeira.

IMG 20230905 WA0010Disse o candidato da CDU que «o Governo PSD/CDS tem imposto uma concepção centralista em que o investimento público fica concentrado no centro das cidades, nas sedes de concelho. Os governnates, de forma obstinada, teimam em fechar equipamentos públicos nas periferias, desativam serviços, abandonam infraestruturas fora dos centros urbanos. Esta concentração e a centralização dos meios e dos recursos públicos nos centros dos senhorios desta terra tem implicado o abandono das freguesias, das localidades, das populações das ultraperiferias existentes nesta Região. Esta tem sido uma prática desastrosa e profundamente penalizadora para o povo das zonas altas. Esta tem sido uma política que tem gerado morte social».

De acordo com Edgar Silva, referindo-se à morte social criada pelos actuais governantes, «este tem sido um dos mais negativos processos que atentam contra a coesão económica, contra a coesão territorial, contra a coesão social».

Para a CDU, «o Garachico, como o demonstra o encerramento da escola pública, é um dos exemplos, entre muitos outros, das incidências negativas da retirada de investimento público às periferias».

e98ec910 59d3 4dc4 8011 94cc0b9259feRelativamente ao Garachico, afirmou a candidata Carolina Cardoso: «O povo do Garachico, que não baixa nunca os braços à luta, lutou e conseguiu que em 2009 esta escola passasse a ser uma realidade para as crianças deste sítio. Agora os senhores governantes acharam por bem que o fruto da luta deste povo lhe fosse vedada, fecharam esta escola, como tantas outras já fecharam por esta Região fora. Dizem não haver crianças suficientes para a manter aberta, pois então que ponham este equipamento público ao serviço do povo. Andam a pagar rendas para o clube desportivo quando podiam, perfeitamente, disponibilizar as instalações da escola. São coisas como estas que não têm lógica e precisam de ser combatidas. Ao povo o que é do povo».

031145bf 96fe 4e56 b9c6 01734e3759f3Acerca do encerramento da Escola do Garachico, afirmou Edgar Silva: «A escola foi fechada e está ao abandono há anos. Para além dos impactos negativos quanto a metástase  de morte social em zonas ultraperiféricas, este é um dos reflexos da péssima gestão dos bens públicos. Aquele edifício está ao abandono, quando a Região está alugar imóveis privados naquela localidade. Este também é, por isso, um processo de má gestão dos bens públicos e de prejuízos para o interesse público regional».

Para a CDU, «para alterar a actual polítca de morte social é preciso dar mais força à CDU. Para que os senhores do mando não prossigam nesta terra as polítcas de fabricação de desigualdades é necessário garantir mais CDU no Parlamento desta Região».