A CDU realizou hoje uma acção de contacto com os trabalhadores da administração pública regional e local, com o objectivo de solidarizar-se com a luta destes trabalhadores pela valorização das carreiras e dos salários. No decurso da iniciativa, junto à Câmara Municipal do Funchal, o dirigente comunista, Ricardo Lume, prestou as seguintes declarações à comunicação social:

“Os Trabalhadores da Administração Pública sabem que podem contar com a CDU na defesa dos seus direitos.

Mesmo contra a vontade do governo minoritário do PS na República, do Governo Regional de maioria PSD, e de muitos executivos camarários da Região, a luta dos trabalhadores e a proposta e acção determinada da CDU, foi possível travar retrocessos e alcançar avanços na reposição de direitos e rendimentos dos quais destacamos:

  • a reposição das 35 horas semanais de trabalho;
  • a reposição integral dos salários e do subsídio de natal;
  • a reposição dos 4 feriados roubados;
  • o fim da sobretaxa do IRS;
  • o aumento do período de férias de 22 para 25 dias úteis para todos os trabalhadores da administração pública regional e local, exceptuando os trabalhadores da Câmara Municipal do Porto Moniz que não observaram esse direito consagrado pelo executivo camarário de maioria PS.

Nesta nova fase da vida política foi possível derrotar as teses de que o único caminho passava pelo empobrecimento e o retrocesso social.

Como a vida comprova, a verdade é que a reposição de direitos e rendimentos é um factor de crescimento económico.

Só não se avançou mais porque o PS mantém a sua opção de compromisso com os interesses do grande patronato.

Só não se avançou mais porque PS, PSD e CDS convergem em matérias decisivas para impedir a resposta plena aos problemas dos trabalhadores e do povo.

Os trabalhadores podem contar com a CDU Para garantir:

  • o aumento anual e geral de salários para todos os trabalhadores;
  • descongelamento das progressões nas posições remuneratórias de forma geral e global, contando todo o tempo de serviço para efeitos de progressão;
  • reposição de todos os suplementos que foram alvo de corte pelo anterior governo PSD/CDS;
  • revogação dos aspectos gravosos e altamente penalizantes da Legislação do Trabalho em Funções Públicas;
  • remoção dos entraves à regularização dos vínculos precários;

A CDU está solidária com a jornada de luta dos trabalhadores da administração pública agendada para amanhã dia 15 de Fevereiro.

A CDU conta com os trabalhadores, com a sua luta e com o seu voto, para dar mais força a quem sempre esteve está e estará ao lado dos trabalhadores.

http://www.cdumadeira.org/administrator/index.php?option=com_menus&view=item&layout=edit&id=120