1Numa iniciativa sobre os bloqueios ao desenvolvimento regional, a candidatura da CDU às próximas Eleições Regionais promoveu no Curral das Freiras, nesta quarta-feira, uma ação da pré-campanha na qual o candidato Edgar Silva afirmou que «fechar escolas é uma sabotagem às possibilidades de desenvolvimento de um povo».

Sobre o processo de encerramento de escolas que tem sido conduzido pelos governantes, disse Edgar Silva que «para que possa existir progresso humano e social, não há melhor investimento do que a educação. E a aposta na educação inclui outras componentes que não se limitam às crianças e aos jovens, nem se reduzem à escolaridade obrigatória, nem à aprendizagem formal». 

2Carolina Cardoso, candidata da CDU à Assembleia Legislativa da Madeira, também referiu que «o Curral das Freiras é a freguesia de Câmara de Lobos que mais população perdeu nos últimos 10 anos, cerca de 21%. No entanto, os governantes não criam estratégias para fixação da população, antes pelo contrário, temos 3 escolas fechadas (as duas da Seara Velha e a antiga da Achada) e mais 1 que vai por esse caminho. Não podemos permitir este desinvestimento no Curral das Freiras. Estes equipamentos públicos têm de ser aproveitados em prol da população».

Nesta iniciativa da CDU foi colocada uma placa com uma mensagem de protesto contra o encerramento de cada uma das escolas no Curral das Freiras, onde se diz “escolas abandonadas = retrocesso no desenvolvimento”.

De acordo com Edgar Silva «inverter a linha de destruição de escolas, travar a desativação de escolas públicas é uma emergência educacional».

Acerca do encerramento de escolas na Região Autónoma da Madeira, disse Edgar Silva: «O encerramento de escolas demonstra que o governo PSD/CDS é incapaz de, acima de tudo, interpretar necessidades do desenvolvimento humano e social, que requerem o assumir de desafios educacionais, o inaugurar de caminhos educacionais, a serem realizados nas escolas, numa Região que tem ainda problemas de analfabetismo, que tem profundas desvantagens estruturais quanto à qualificação da população ativa».

O cabeça de lista da CDU destacou ainda «a viragem que importa realizar para que, em lugar das atuais práticas de sabotagem das possibilidades de desenvolvimento, existam cada vez mais escolas abertas». E a concluir disse que «é possível uma ruptura com as políticas de encerramento de escolas, de modo que existam cada vez mais escolas que educam para a responsabilidade cívica, à criatividade, à convivência, à justiça, à paz. Precisamos de mais escolas, com muito mais povo em formação contínua, criando consciência, formando consciência crítica, mudando comportamentos, promovendo progresso humano e social».

 2  3  5
 5  8  6