367448541 688107923360214 7410257567186646746 nOs candidatos da CDU à próxima eleição para o Parlamento Regional estiveram no concelho de Machico neste domingo onde acusaram os atuais governantes da maioria PSD/CDS por «esbanjamento de dinheiros públicos e pela destruição de infraestruturas importantes para o desenvolvimento regional».

Nesta iniciativa de contacto com comunidades piscatórias no concelho de Machico, Edgar Silva, cabeça de lista da CDU, afirmou que «quando está a acontecer um período bastante favorável à captura de pescado, designadamente, de gaiado, a Região Autónoma da Madeira não está devidamente preparada para que seja garantida a descarga de pescado. Este é mais dos indicadores do desgoverno regional».

Segundo Edgar Silva, «estamos perante uma situação vergonhosa para uma Região que tanto tem desperdiçado dinheiros públicos. E, sobretudo, depois de milhões e milhões de euros desperdiçados, depois de tantos fundos da União Europeia esbanjados, é vergonhoso que esta Região ainda não esteja preparada para ter uma infraestrutura capaz de receber o pescado. Este é um sinal claro da decadência do regime».

Para a CDU, «é inadmissível que esta Região esteja confrontada com tantas limitações nas capacidades logísticas e operacionais das Lotas e Entrepostos Frigoríficos. Quando há pescado não existem condições para a descarga do pescado».
Contudo, de acordo com Edgar Silva, «tudo se torna ainda mais intolerável se tivermos presente que a Região Autónoma da Madeira, ao longo de anos, especialmente, entre 1996 e 2007, fez avultados investimentos públicos na preparação do Entreposto Frigorífico do Porto Novo para que nunca mais houvesse qualquer condicionamento à descarga de pescado. E, porque o Governo Regional abandonou e destruiu aquela infraestrutura existente no Porto Novo, eis que os governantes decidem estabelecer limites diários de descarga por embarcação. Isto é o cúmulo do desgoverno regional».

Para a CDU, «estamos perante um inadmissível esbanjamento de dinheiros públicos.