Imprimir
Categoria: Iniciativas Políticas
alternativa

A/c Exmo. Senhor

Director do Diário de Notícias - edição do Funchal

Exmo. Senhor

O Secretariado do PCP/Madeira vem, por este meio, e a propósito da notícia intitulada “PCP nega decisão de fora”, publicada na secção de Política (página 13) da edição do DN-Funchal de hoje, 16/01/2015 - n.º 45426 (e com chamada de primeira página “PCP trava em Lisboa coligação com o PS-M”), informar V. Exa. que o teor da mesma não corresponde à verdade.

De facto, a alegação de que uma eventual “união com o PS” (sic) com vista a uma coligação para concorrer às Eleições para a Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, “teria sido aprovada pela direcção regional [do PCP] é uma clara e óbvia falsidade, desconhecendo-se em que fundamentos se terá baseado a autora da notícia para a sua redacção.

A última reunião da Direcção da Organização da Região Autónoma da Madeira do PCP, órgão máximo entre congressos, que teve lugar no passado dia 10/01/2015, apenas e só deliberou que o PCP se deveria apresentar a estas eleições no quadro da CDU – Coligação Democrática Unitária, em conjunto com o PEV – Partido Ecologista “Os Verdes”, não tendo tomado qualquer deliberação favorável a uma coligação (ou, como refere a autora da referida peça jornalística, “uma união”) com o PS ou qualquer outro partido político que não o já citado parceiro no âmbito da CDU.

Aliás, importa sublinhar que a Direcção da Organização Regional do PCP mais não fez do que dar directa correspondência a tudo quanto sobre esta matéria estava explicitado em decisão do recente Congresso Regional do PCP, realizado a 08 e 09 de Novembro de 2014, onde, através da Resolução Política aprovada por unanimidade, se decidiu que “nas batalhas eleitorais que o Partido [Comunista Português] será chamado a enfrentar num futuro próximo, as Eleições Legislativas e as Eleições Legislativas Regionais de 2015 assumem particular centralidade. A confirmação e progresso da CDU enquanto importante força regional portadora de um projecto de ruptura e mudança constitui a mais sólida garantia do reforço das perspectivas de abrir caminho, no País e na Região, a uma alternativa política. As Eleições Legislativas Regionais, num quadro em que a eleição por circulo regional único consolida o valor do voto na CDU em todos os concelhos e freguesias, a construção do resultado da CDU e da sua campanha eleitoral exigem uma rigorosa definição de prioridades, de concentração de energias e meios, de definição de objectivos e conteúdos capazes de confirmar a base eleitoral da CDU e assegurar progressos e avanços em novas camadas e sectores da população. O reforço eleitoral da CDU e o aumento do número de deputados constitui um objectivo que corresponde, inteiramente, aos interesses dos trabalhadores e das populações da Região” (Resolução Política do IX Congresso Regional do PCP, pág. 27).

 Assim, face ao exposto, porque se trata, como já referimos, de alegações que não correspondem à verdade, e para que seja reposta a obrigatória verdade dos factos e o cabal esclarecimento dos Vossos leitores e dos restantes cidadãos, o PCP/Madeira vem, por este meio, e ao abrigo do direito de resposta, exigir junto de V. Exa. a necessária retractação do DN-Funchal no que concerne às alegações expostas na supracitada notícia.

Sem outro assunto de momento, despedimo-nos com as mais cordiais saudações.

 P’lo Secretariado do PCP/M

 Edgar Silva