Imprimir
Categoria: Geral

No Espaço CDU, à Rua João de Deus n. 12, no Funchal, João Oliveira participará num painel sobre o tema "A continuidade territorial esquecida. Os transportes a que deveríamos ter direito nas ilhas".

IMG 3226Nesta iniciativa João Oliveira proferiu as seguintes palavras:

“A política de direita tem empurrado o país para uma situação insustentável de dependência externa, desaproveitamento de capacidades e recursos produtivos, agravamento de injustiças e desigualdades na distribuição da riqueza, empobrecimento dos trabalhadores e do povo, degradação do funcionamento e da capacidade de resposta dos serviços públicos, negação de direitos sociais universais como a saúde, a educação ou a habitação.

A política de direita está na origem dos graves problemas económicos e sociais que atingem hoje os trabalhadores, o povo e o país, mas é também um fator de condicionamento do nosso futuro coletivo que impede o desenvolvimento nacional.

A Região Autónoma da Madeira não é exceção no todo nacional. A situação económica e social da Madeira traduz a situação geral do País, com todos os problemas e dificuldades que isso significa para os trabalhadores e as populações da Região, agravados pelas circunstâncias da insularidade.

É preciso romper com o caminho que nos tem conduzido a esta situação. Há alternativa e a força da CDU é decisiva para a sua concretização. No plano nacional e regional a CDU continua a bater-se pela ruptura com a política direita e pela concretização de uma política alternativa patriótica e de esquerda que dê resposta urgente aos problemas que atingem os trabalhadores e o povo e aponte um caminho soberano de desenvolvimento nacional, um caminho que integra a coesão económica, social e territorial como elementos indispensáveis do desenvolvimento nacional.

Essa alternativa exige, na região autónoma da Madeira como no resto do País, uma política que concretize o aumento de salários e pensões, a valorização do trabalho e dos trabalhadores, o investimento público, a garantia dos direitos à saúde, à habitação e a uma escola pública de qualidade. Exige uma política que dê resposta específica às circunstâncias também elas específicas da insularidade, designadamente em matéria de transportes.

A CDU tem defendido a criação um programa extraordinário de apoio às regiões insulares distantes (ou ultraperiféricas) e de pequena dimensão para o sector dos transportes marítimos e aéreos, de passageiros e de mercadorias, como condição indispensável ao desenvolvimento, exigindo que essa justa medida de apoio financeiro seja concretizada através da União Europeia.

Temos avançado nessa batalha sozinhos mas com determinação e sem desânimo porque entendemos que é um objetivo justo e necessário para as populações insulares.

Recentemente, no estudo “Política de coesão nas regiões ultraperiféricas”, fazem-se, entre outras, as recomendações para que seja concretizado um POSEI - Transportes, que deverá contar com ajudas da União Europeia às Regiões Ultraperiféricas.

O apoio ao desenvolvimento dos transportes, designadamente com um novo programa semelhante ao POSEI (já existente para outras áreas), é, na opinião da CDU, uma opção que pode contribuir para o desenvolvimento de soluções que apontem um rumo de desenvolvimento nacional assente na coesão económica, social e territorial.

Neste sentido, a CDU, através da eurodeputada Sandra Pereira, já questionou a Comissão Europeia no sentido de saber quando e com que meios é possível contar para tão importante linha de apoio ao desenvolvimento regional.

Entre outras medidas de resposta às necessidades específicas da Região Autónoma da Madeira, esta é uma das que poderá estar mais perto de ser concretizada se for maior a força da CDU nas eleições para a Assembleia da República no próximo dia 10 de março e também nas eleições para o Parlamento Europeu em Junho.

Mais força à CDU é também mais força para melhores transportes, melhores condições de vida e mais desenvolvimento da Região Autónoma da Madeira.”