Imprimir
Categoria: Funchal

1A candidatura da CDU à eleição de deputados à Assembleia Legislativa da Madeira realizou iniciativas da pré-campanha no centro do concelho do Funchal sobre o encerramento de edifícios e de serviços públicos nos centros históricos, nomeadamente, de escolas públicas que estão a ser desativadas e os processos de gentrificação, de despovoamento e de retrocesso social.

No início desta iniciativa junto ao edifício da Escola da Carreira, disse Edgar Silva: «Este o edifício de mais outra grande escola pública, na Região Autónoma da Madeira, há anos ao abandono. Agora o edifício está em saldo, está à venda». E a este propósito afirmou o candidato da CDU: «A actividade mais entusiasmante para o Governo PSD/CDS é a desativação de escolas. O que dá maior prazer a esta governação é destruir escolas. Em vez de inaugurar novas vias da educação, mais do que criar alternativas socioeducativas, muito mais motivador do que abrir portas das escolas ao povo, o que agrada mesmo a este governo é decretar o óbito de escolas, é fazer o mais solene funeral a escolas públicas desta Região».

De acordo com Edgar Silva, «o Governo Regional da Madeira tornou-se perito no encerramento de escolas». Ao que acrescentou o cabeça de lista da CDU: «Quando um dos maiores feitos de um governo é fechar escolas, então, é sinal de que estamos num patamar muito adiantado de degradação de uma sociedade».

2Como a CDU tem vindo a apontar em iniciativas da pré-campanha, «na Escola da Carreira, de portas fechadas, o que aqui está representado é, não só esta marca de morte de uma escola concreta que os governantes fizeram questão de extinguir. Muito para além deste caso concreto, esta marca de morte social é um problema muito mais vasto, tem dimensão regional, ao mesmo tempo que é um sinal de morte social, aqui e de tantas outras comunidades locais, que, ao perderem um serviço público com a importância da escola pública, conheceram os retrocessos no desenvolvimento, e viram disparar as dinâmicas do despovoamento, do definhamento social, da descaracterização, da diluição de identidades».

Segundo Edgar Silva, «os governantes tornaram-se especialistas em fechar escolas». E concluiu com a seguinte afirmação: «Quando os governantes fazem do encerramento de escolas a sua grande prioridade quer dizer que o governo se tornou no cangalheiro social».

Para a CDU «é necessário derrotar esta governação PSD/CDS e as suas políticas de morte social. É preciso derrubar esta governação que ambiciona, cada vez mais, a ser o cangalheiro social nesta Região». 

3