Imprimir
Categoria: Geral

praia Formosa2A candidatura da CDU às próximas Eleições Legislativas na Região Autónoma da Madeira promoveu hoje na Praia Formosa uma iniciativa política sobre o litoral e o ordenamento da orla costeira, que contou a participação dos candidatos Edgar Silva, Herlanda Amado, Duarte Fernandes e da dirigente nacional do PEV - Partido Ecologista "Os Verdes", Manuela Cunha.

Na sua intervenção, Edgar Silva afirmou que «é vergonhoso o facto de a Madeira ser a única parte do País sem POC – Programa para a Orla Costeira. Só na Madeira os senhores do mando têm mãos livres para especular e ocupar desregradamente o litoral».

A candidata da CDU Herlanda Amado criticou a «batota dos governantes» quanto à Praia Formosa. E disse que «na verdade, na base do projeto POCMAD, que esteve em discussão pública, nunca, em situação alguma, os governantes do PSD/CDS teriam hipóteses de aprovar o que já está à venda para a Praia Formosa. Ou seja, como deveria ter acontecido, e seria obrigatório, se primeiro fosse aprovado o POC, os governantes, com o projeto que agora querem impor na Praia Formosa, estariam confrontados com graves problemas com a Justiça».

Por sua vez, o candidato Marco Fernandes afirmou que «os governantes pretendem uma usurpação da Praia Formosa. Através da elitização, pretendem colocar entraves a que a maior e a mais bela praia da Ilha da Madeira seja do povo».

Já Manuela Cunha destacou «a importância da intervenção da CDU na defesa do interesse público, a CDU que tem sido a única voz coerente e consequente, e não só agora, na defesa da orla costeira e do litoral nesta Região».

Afirmou ainda Manuela Cunha: «Quando se verifica a subida do nível do mar, devido ao aquecimento global do planeta, dado incontestável e muito preocupante, e quando todas as projeções científicas apontam o seu agravamento nas próximas décadas, os governantes decidem avançar com um Programa Urbanístico Base (PUB) para a Praia Formosa que contraria todas as medidas de adaptação e de precaução que deveriam ser tomadas para preservar a orla costeira da Madeira e garantir a segurança das populações!».

Nesta iniciativa da CDU, de acordo com Manuela Cunha, «o Programa Urbanístico para a Praia Formosa consubstancia um aumento dos riscos e uma maior degradação dos valores naturais da ilha».

Como afirmou Manuela Cunha, «Um aumento muito grande da área impermeabilizada agrava os riscos de cheias». E destacou, sobretudo, que «os estacionamentos propostos em caves que ficam ao nível (atual) do mar ou até abaixo podem vir a representar uma tragédia. Parece-nos que não há vontade de tirar consequências da tragédia de 2010!».

Em conclusão, segundo aquela ecologista, «mais uma vez, os governantes põem os interesses económicos dos poderosos à frente da defesa do bem e do interesse comum, tanto a nível ambiental como social».